A Mooca é um bairro privilegiado, conhecido por ter bandeira, hino e até um idioma característico do bairro, que é principalmente formado por italianos. A idéia de um festival cultural, no molde de outros tantos que se realizam pelo país por ocasião do inverno, começou a tomar forma para que a Mooca se mantivesse pioneira em aspectos culturais. A Amo a Mooca, como entidade cultural, numa de suas reuniões mensais, levantou a idéia, através de sua diretora cultural Prof. Rosana Mordenti, de lançar o festival de inverno da Mooca.

Imediatamente a presidente da associação, a Sra. Crescenza Giannoccaro (Dona Dina), abraçou a idéia, assim como toda a diretoria.

UM POUCO SOBRE

Sobre

Em Agosto/2007 foi realizado o 1° Festival de Inverno da Mooca, que coincide também com o aniversário do bairro. Essa foi a forma que a Amo a Mooca encontrou de comemorar, levando cultura a todos os mooquenses. A principio foi difícil; Foi um trabalho árduo conseguir o local, a divulgação, os apoios e os próprios participantes. O extra supermercados ofereceu o local, e seu estacionamento foi o palco da 1° edição. Mas como todo trabalho feito com o coração, o evento conseguiu ultrapassar as expectativas, contando com a presença de várias escolas, pintores, escultores e profissionais de musica, que abrilhantaram o evento com suas presenças. Entre eles o pianista mooquense Reginaldo Mordenti, radicado em Viena, e o pianista Adilson Godoy (zimbo trio), que compareceu para prestigiar e encantou com sua música.

 

 

 

Na sequência, o festival foi realizado no auditório da faculdade Unicapital; na sua 2° edição também conseguiu levar escolas, artistas plásticos e muitos profissionais na área musical, como cantores líricos, instrumentistas e vários corais. O público passou de 300 pessoas.

 

Até que chegou ao Moinho Eventos, que se associou ao festival, tornando-o a cara da Mooca. Por ser um local de muita tradição, além de oferecer ambientes maravilhosos e históricos onde o público pode se entreter, tem um espaço imenso que possibilitou aumentar o numero de atrações, o público marcou presença e ultrapassou a marca de 500 presentes.

 

Em 2011 em sua 4° edição, o Festival de Inverno da Mooca levou ao Moinho Eventos mais de 1000 pessoas. Contou com presença de danças eruditas e popular, poetas. Corais, teatro e o número de artistas profissionais querendo mostrar seu trabalho ao público, foi impressionante. Apresentaram-se no palco do Moinho Celly Rodrigues (harpa), Perseptom (banda vocal), Os Harmônicos (gaitas), Orquestra do Conservatório Villa Lobos e muitos outros. Neste ano os artistas plásticos foram de excelente qualidade, contando até com uma exposição de motos e grupo de seresta.

 

E hoje já estamos indo para  8° edição, com a parceria do Clubes Juventus, que nos disponibiliza seu salão nobre, este ano o evento promete muito mais. Salientamos que o festival é oficial e está inserido no calendário cultural oficial da cidade de São Paulo.

1

ASSOCIAÇÃO AMO A MOOCA

A Amo a Mooca, Associação dos Moradores e Amigos da Mooca, é uma sociedade civil, registrada no 5º Ofício de Registro sob nº 24613, e não tem finalidades lucrativa, política ou religiosa.

Desde sua fundação, em 30 de julho de 2001, tem realizado reuniões mensais, atualmente na Rua Javari, nº 403, abertas à comunidade mooquense.

 

2

UM BAIRRO PRA SE VIVER

Objetivos da associação:

A preservação, a valorização e a divulgação da história, da cultura, da arte, do esporte e da arquitetura do bairro da Mooca, além da terceira idade.

 

Conquistas:

Praça Amo a Mooca.

Praça Minetti & Gamba.

Praça Pérsio Molina

Praça Vermelha.

Crucifixo do Cotonifício Crespi.

Espaço Cultural Mooca – Sala Valentim dos Santos

Marco comemorativo “M” dos 450 anos de fundação da Mooca.

Tombamento do Cotonifício Crespi.

Tombamento do Moinho Minetti e Gamba.

 

Participação:

Nos eventos da comunidade da Mooca.

 

Publicações:

Coluna quinzenal no Jornal da Zona Leste.

Crônicas da Mooca.

Moocalendário.

 

Realizações:

Concursos literários.

Coral Rafaelis.

Cursos de línguas estrangeiras.

Exposição de fotos antigas.

Festival de Inverno da Mooca.

Homenagem a ex-jogadores de futebol amador na Mooca.

Memória Oral.

Reuniões mensais.

 

Solicitações pendentes:

Alargamento da Rua da Mooca (trecho R. Borges de Figueiredo/R. Piratininga).

Estação Mooca/Juventus (CPTM).

Parque Municipal da Mooca (Rua Bresser).

Plantio de árvores no terreno da feira confinada